quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pedagogias históricos-sociais e outras tendências - (Quadro sinótico)

Jean William Fritz Piaget


Perfil: Nasceu em 9 de agosto de 1896 em Neuchâtel Suiça e faleceu em 16 de setembro de 1980 em Genebra.Renomeado Psicólogo e Filosofo Suíço.
Época de atuação: Jean percebeu que as crianças francesas cometiam erros semelhantes ao desenvolver suas atividades, analisando também seus filhos Jean conclui que a capacidade delas em seus conhecimento é gradativo e inicia sua pesquisa.
Teoria: Expõem que para o desenvolvimento cognitivo da criança existe uma relação de conhecimento que se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto, havendo também uma assimilação e acomodação do ser em seu progresso. Sendo assim reconheceu que o desenvolvimento da criança é gradativa seu aprendizado vai evoluindo de uma forma mais complexa.Em suas pesquisas Jean encontra quatro fases no desenvolvimento intelectual sendo eles: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações Concretas e Operações Formais. Jean além de criar suas teses comprovou em bases cientificas suas ideias.
Frase: “Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.


Lev Semenovitch Vygotsky


Perfil: Nasceu em 1896 na Orsha na Bielo-Rússia, e morreu em 1934 de tuberculose. Uma das suas grandes obras foi Pensamento e Linguagem.Graduado em Direito e com estudos em Historia, Literatura, Medicina, Filosofia. Formado na Universidade de Moscou em 1917.
Época de atuação: Influenciado por Marx Em 1917 na revolução Russa que derrubou o império dos Césares que deu lugar a nova Rússia socialista Governada pela as ideias de Marx que dizia que tudo é histórico fruto de um processo influenciado pela as mudanças históricas da sociedade e na vida material que muda a vida humana na sua consciência e comportamento.
Teoria: Psicologia sócio interacionista teoria que por base mostra que a cultura,linguagem e a interação ao meio social forma o ser humano.São divididas em quatro bases:
 Interação: uma moeda de troca pela a linguagem passada pela a cultura de um individuo para o outro mesmo que uma criança tenha uma capacidade maior de compreensão é necessário a interação dela com outro ser;
Mediação: é através de representações simbólicas,linguagem associando a compreensão e a mediação da “coisa”;
Internalização:associação da criança em uma palavra que armazenada no celebro ela irá relacionar e dar atributos a outras coisas relacionadas a mesma durante o seu progresso de compreensão abstraindo a palavra e levando ao sentido universal.
ZDP-Zona de Desenvolvimento proximal:É quando a criança já se tem o conhecimento e no momento de duvida a relação próxima de um individuo mais experiente irá servir como exemplo ou estimular sua capacidade de superação a alto compreensão.
Frase: "Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra."

Sigmund Schlomo Freud


Perfil: Nasceu em 1856 e morreu em 1939.Estudou Medicina da Universidade de Viena em 1873, trabalhou no Laboratório de fisiologia focando suas pesquisas na histologia do sistema nervoso.
Época de atuação: A partir de seus estudos Freud ajudou os soldados da Guerra na superação de seus traumas aplicando a psicanálise e outros métodos.
Teoria: Teoria da personalidade dividida em consciente, pré-consciente e inconsciente, e o modelo estrutural em Id, Ego e Superego.
Frase: "O pensamento é o ensaio da ação". 


Um comentário: