* Quando começou a atuar na área da Educação como professor do Estado?
Professor Antigo: Comecei a atuar faz 22 anos.
Professor Recém Contratado: Comecei a atuar na área da Educação como professor do Estado faz somente 6 meses. Ainda estudo licenciatura em letras. Consegui esta vaga pela distribuição de aulas.
* No seu ponto de vista qual ou quais alguma(s) diferença(s) positivas e negativas no ensino entre a escola de antigamente e a escola atual?
Professor Antigo: A diferença era que antes não tínhamos tanto acesso á tecnologia digital como temos hoje. Na época da escola nova, que não era para todos, porém os militares cuidavam bem, impondo disciplina e principalmente despertando vontade para alcançar o objetivo. Hoje um dos maiores desafios para os professores é exatamente despertar vontade e interesse do aluno, pois sabemos que isso se torna difícil em consequência do aluno saber que vai ser aprovado de qualquer jeito. E eis o dilema novamente.
Professor Recém Contratado: No meu ponto de vista a principal e crucial diferença positiva e negativa entre a escola de antigamente e a escola atual é o mesmo: Avanço da Tecnologia. Penso que com isto trouxe mais recursos para a forma de ensinar, através de vídeos, interagindo na sala de aula, mesmo não sendo uma escola tecnicista, com os computadores é possível auxiliá-los para o mercado de trabalho, do qual um de seus principais requisitos é o saber manusear os aparelhos tecnológicos. Entretanto, a escola de antigamente não possuía em seu ensino a tecnologia da informação, pois ainda era exclusivo e inovador, fator negativo, mas em partes, pois há o lado positivo do qual é que nas aulas os professores não tinham que se preocupar com os alunos conectados em celulares e tabletes, mostrando o desinteresse na aprendizagem e ao professor a competência de realizar séries interrupções para o desligamento de aparelhos eletrônicos para conseguir lecionar. Já a escola atual tem salas de informática, datas shows, salas de vídeos, o que é positivo, porém não as utilizam, deixando o avanço e querendo de certa forma que os alunos regridam no tempo, sendo também que muitas das vezes os professores não são capacitados e/ou não foram instruídos para utilizar destes para uma aula mais interativa. Afinal, a geração atual é movida pela tecnologia, portanto nada melhor fazer desta um trampolim para o conhecimento.
* Hoje o aluno perdeu o interesse pela escola, ou seja, não se interessa em aprender. Concorda com esta informação? Por quê?
Professor Antigo: Sim. Muitas vezes isso ocorre por ele achar que a internet resolverá tudo e quando este procura esta alternativa, se depara com uma linguagem de ensino avançada e aí então percebe que não sabe nada, ou seja, se depara com sua realidade. Também ele não se interessa em aprender pelo motivo de saber que irá passar de ano através da progressão continuada do sistema do governo. Eu acho que mais ou menos 10 a 20% dos alunos não são analfabetos políticos, ou seja, têm noção e está interagindo com a sociedade e têm objetivos traçados para alcançar o seu ideal e está em constante busca pelo conhecimento.
Professor Recém Contratado: Sim, concordo que o aluno perdeu o interesse pela escola, em aprender pelo fato de que hoje a própria política incentiva tal ao decretar no sistema a progressão continuada. E quando na sociedade atual percebemos que para o sucesso de uma vida profissional na maior parte deve-se aos chamados Q.I. (quem indica), a pornografia, força brutal, malandragens e desonestidade política e por minoria o conhecimento específico da realidade. Como despertar o interesse em sala de aula, se fora dos muros o conhecimento se tornou motivo de “chacota” e não é priorizado pela sociedade de modo geral? Não há culpado pela decadência do ensino no Brasil, somente há cumplices da ignorância.
* Em sua opinião um dos fatores pelo qual o ensino do Estado decaiu seria pela falta de professores qualificados?
Professor Antigo: Eu diria em parte mais ou menos 10%. Na realidade a progressão continuada é o principal motivo, pois eles passam sem saber nada, ou seja, o estímulo principal para captar a atenção dos alunos foi destruído e logo não se esforçam para entender o mundo que os rodeia e estão totalmente contagiados pela tecnologia digital (celulares, tabletes, etc.) e usam constantemente e muitas vezes atrapalhando as aulas.
Professor Recém Contratado: Com certeza penso que um dos fatores pelo qual o ensino decaiu é pela falta de professores qualificados por termos em nossas escolas exemplos claros de tantos professores ausentes e sendo substituídos por “professores genéricos” e não especializados como é necessário. As complexidades dos conteúdos disciplinares teriam que ser expostos e ensinados por docentes verdadeiramente profissionais com formações acadêmicas específicas e aprofundadas, entretanto na ausência destes é colocado nestas lacunas docentes de improviso. Não estou desmerecendo professores, mas sim a forma da qual são direcionados a darem aulas, ou seja, não são as áreas que estudaram e/ou se formaram para isto, porém é necessário fazê-las e enfrentá-las. Também esse despreparo do profissional tende a cada vez mais crescer, pois os professores de amanhã estão tendo o ensino despreparado de hoje e, assim, num ciclo que só terá fim quando os problemas deste tipo forem solucionados nas escolas.
* O motivo de haver tantos índices de violência nas escolas entre alunos e até mesmo contra professores a seu ver se deve às leis impunes ou à vida social e principalmente familiar de cada discente?
Professor Antigo: Em minha opinião é tudo, ou seja, vida social, vida familiar, leis impunes, etc. O aluno de hoje não está muito habituado a cumprir regras, normas de convivência o que provoca um choque de encontro com o regimento escolar, tendo muitos professores vítimas dessa violência o que assim, o obriga a rever suas estratégias de aula para não atrapalhar o bom andamento da turma. Podemos dizer que a pedagogia da autonomia dada a esses alunos está sendo empregada de forma muito diferente da pedagogia de Paulo Freire.
Professor Recém Contratado: Todos estes são motivos de haver tantos índices de violência na escola entre alunos e até mesmo contra os professores a meu ver, pois a violência é um problema social que cada vez mais se agrava também fora do âmbito escolar. É estampado o aumento de violência nas ruas, nos lares, os tráficos, crimes políticos fazendo deste modo uma difícil tarefa de promovermos a credibilidade de leis justas e igualitárias de sociedade modelo e desenvolvimento positivo. Faltam exemplos dos pais e/ou responsáveis nos lares para os alunos e infelizmente nas salas de aulas e na hierarquia em geral da escola há muito autoritarismo para com eles também, uma base familiar, social, cultural para um indivíduo é o que molda seu caráter e atitudes; vendo o Brasil hoje em todos os setores, então podemos saber o porquê de violências nas escolas. A Educação no Brasil não é a base e nem faz parte da “pirâmide de Maslow”, ou seja, a pirâmide de importâncias às necessidades humanas, esta é apenas um estudo e não é realizada, fazendo com que haja frustração como violência e recompensações errôneas na sociedade em geral.
* O que poderia trazer melhorias ao ensino e à escola do estado de modo geral na sua concepção de docente?
Professor Antigo: 1º Aumentar o número de funcionários como inspetores, coordenadores, mais frequência da ronda escolar;
2º Fazer com que todos os funcionários se engajem em suas funções para fazer valer boa disciplina e o bom andamento escolar no que tange às normas de convivência social;
3º Elaborar mais projetos interdisciplinares com os alunos;
4º Envolver a família na escola.
Professor Recém Contratado: O que pode trazer melhorias ao ensino e à escola do estado de modo geral é o NÃO PARA O COMODISMO. As pessoas, cada um, deve fazer sua parte como cidadão, sendo pais, professores, profissionais diversos da educação, político, funcionários públicos, não importa quem seja não devemos nos estagnar e culpar a sociedade como se não fizéssemos parte dela e/ou aos políticos como se não
fôssemos nós quem os elegemos; mudanças de conceitos e princípios são o quais precisam mudar e com urgência!
Se as duas PROFESSORAS citam nas suas resposta a TECNOLOGIA como mais uma ferramenta de trabalho , será que o Governo o Estado não estão vendo a diferença que essa ferramenta pode fazer no crescimento do aluno, e nos ajudar para que tenhamos não só os computadores como em algumas escolas já tem mais que possam realmente serem utilizados pelas crianças e adolescentes das Escolas.
ResponderExcluirMuito boa a entrevista.
Angélica dos Santos